EMPRESA LANÇA EQUIPAMENTO INOVADOR PARA O SETOR DE PETRÓLEO

A Rio Oil & Gas 2010, maior da feira de petróleo e gás do hemisfério sul e uma dos maiores do mundo, aconteceu entre os dias 13 e 16 deste mês e foi, mais uma vez, marcada pelas inúmeras tecnologias apresentadas ao setor. Em expansão vertiginosa no Brasil e no mundo, o mercado petrolífero tem conhecido novos desafios, principalmente na exploração de óleo.

Buscando soluções para os desafios que se apresentam, as empresas de engenharia voltadas para o setor têm buscado aprimorar e inovar em tecnologias. É o caso da nacional Engepetrol, localizada no Rio Grande de Norte. A empresa marcou presença na feira e apresentou, no estande da Redepetro, o extrator para válvula, equipamento inovador desenvolvido pelo engenheiro mecânico José Nilo, que também responde pela direção da companhia.


“Com a utilização desse dispositivo essa operação de movimentação da coluna de hastes passa a ser efetuada apenas com a utilização de guindastes”

Tendo como principal objetivo garantir maior agilidade operacional e segurança às empresas do setor petrolífero, o extrator, que levou seis meses para ser desenvolvido, visa minimizar os riscos de acidente durante a retirada da válvula das bombas de subsuperfície e, se necessário, permite o reposicionamento à condição inicial da instalação.

“A operação de conexão e de desconexão do sistema ocorre no centro desse extrator quando submetido a movimentos ascendentes e descendentes através da tração ou compressão da coluna de hastes, independentemente da profundidade do poço de petróleo”, explica José Nilo, em entrevista ao Nicomex Notícias. Quanto à capacidade do conteúdo local em suprir as necessidades do setor, o engenheiro ressalta ser “um desafio a ser conquistado em médio prazo”.

Para o diretor da Engepetrol, o procedimento de completação (instalação de sistema de bombeio e/ou transferência de fluido) dos poços, que requer por vezes a retirada da válvula, seguida do reposicionamento à condição inicial, passaria a ser função do extrator: “Com a utilização desse dispositivo essa operação de movimentação da coluna de hastes passa a ser efetuada apenas com a utilização de guindastes e sem a presença de operadores junto à cabeça do poço, minimizando portanto, os riscos de acidentes”, afirma José Nilo.

Por Hebert Hungria
hebert.hungria@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir