Grande quantidade de CO2 é um dos desafios do pré-sal

O projeto piloto de Tupi deve ser implementado ainda este ano e a previsão é de que até o início de 2012 ele produza 100 mil barris/dia. Mas a grande quantidade de CO2 associada ao óleo será um dos principais desafios da Petrobras. Preocupado com aspectos relacionados ao aquecimento global, o assessor técnico de Gerenciamento de CO2 de E&P do pré-sal, Alberto Sampaio de Almeida, informou que a empresa adotou a opção de reinjetar o gás no próprio reservatório.

Dados preliminares dão conta de que em Tupi a proporção de CO2 é de 12%. Serão cinco poços produtores de petróleo e gás e três poços injetores, sendo dois para reinjeção de gás e CO2 e outro para injeção de água. “No pré-sal o processo é mais crítico porque estamos em um ambiente offshore distante 300 quilômetros da costa e a uma profundidade enorme”, disse Sampaio, lembrando que não está descartada a possibilidade de (no futuro) reinjetar o gás em cavernas de sal ou em campos que não produzem mais.

O gerente de Tecnologia de Processamento de E&P da Petrobras, Giovanni Cavalcanti Nunes, explicou que o CO2 é altamente corrosivo, forma ácidos indesejáveis e precisa ser tratado em estruturas feitas com material especial e superresistente. O armazenamento é mais uma questão relevante, já que o gás não pode “escapar” de onde estiver capturado. Outro desafio na E&P do pré-sal é o alto índice de salinidade da água associada ao óleo e ao gás.

“É um ambiente geológico novo e nenhuma empresa no mundo tem esta experiência. A partir do que observarmos em Tupi é que vamos escolher a tecnologia e a metodologia das operações nas outras áreas. Nosso maior gargalo vai ser separar o óleo da água e do CO2. Mas nenhum desafio será obstáculo”, completou o executivo.

Os dois representantes da Petrobras foram palestrantes da sessão especial Desafios e Soluções Tecnológicas para Desenvolvimento do pré-sal, nesta quinta-feira, na Rio Oil & Gas.

Fonte: TN Petroleo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir