Motivação: A chave para o sucesso!

Muitas pessoas consideram que o seu futuro está garantido pelo fato de realizarem uma graduação em engenharia de petróleo, visto que o mercado está em crescimento. No entanto, a prática não tem comprovado isso, pois alguns recém-formados encontram dificuldades para inserir no mercado de trabalho.

São grandes as oportunidades para área de petróleo, mas eles procuram os melhores, profissionais que experientes, conhecimento de outros idiomas, de informática, de softwares específicos e habilidades comportamentais.

Grande parte das vagas para engenheiros na área são graduados em engenharia mecânica, Se você tiver uma graduação em engenharia mecânica, seguido de uma pós-graduação em petróleo, estará em um nível acima de muitos profissionais graduados em engenharia de petróleo.

O que fazer para ampliar minhas chances de atuar no setor de Upstream e concorrer em pé de igualdade com engenheiros mecânicos ?

Motive-se! Estude! Faça uma especialização!

Quando me refiro a especialização não significa que você deve realizar uma pós-graduação. Cursos técnicos, profissionalizantes, tecnológicos, extensão e idiomas já podem contribuir significativamente em sua carreira.

Estudar e agregar mais conhecimento, nunca é demais. Invista em você, na sua carreira, no seu curso, na sua vida. Conhecimento é a única coisa que jamais poderão ser retiradas de vocês.

Uma vez eu li ou ouvi (não me recordo no momento) uma frase que me chamou muito atenção, primeiro pela simplicidade e depois pela magnitude da frase.

Quando queremos algo, nós arrumamos tempo. Só precisamos de motivação.

No meu primeiro dia como universitário, conheci um grande amigo, Patrick Félix, estudante de engenharia de computação. Nos tornamos grandes amigos e um dia reparei que estava lendo um site totalmente em inglês, com vários termos técnicos e compreendia o texto completamente. Perguntei qual o curso que ele havia feito e a resposta foi surpreendente: NENHUM!

Como pode? Conheci pessoas que estudaram em vários cursos e não tinham o domínio que ele possuia. Não me contive e perguntei como ele havia conseguido. A resposta foi mais surpreendente ainda: Aprendi jogando Zelda!

Quando ele estava no segundo grau, começou a ficar fascinado pelo mundo da computação e ficava horas em frente ao computador. Ele adorava um jogo de estratégia em inglês e não conseguia fazer nada no jogo por não conhecer o idioma. No entanto, o fato dele ser aficionado em Zelda, serviu como uma dose extra de motivação e naquele momento ele decidiu que aprenderia inglês de qualquer jeito.

Sempre que via algo que não sabia procurava no dicionário ou utilizava o tradutor do google, ouvia as músicas e assim foi aprendendo, passava de fase, estudava cada vez mais por conta do jogo e hoje ele tem um excelente nível de inglês sem nunca ter colocado os pés em um curso.

Eu não estou contando essa história à toa a vocês, falo sempre o quanto é importante o conhecimento de alguns idiomas, aliado as habilidades como proatividade, criatividade, determinação, flexibilidade e tantas outras. Isso é um belo exemplo de que não é necessário gastar dinheiro para conquistar o que se quer, basta querer, basta ter vontade.

Você quer ser um profissional bem sucedido? Então corra atrás, estude, trabalhe, dedique-se, encontre um motivo. Não importa o que seja, uma namorada (o), sua família, um jogo, qualquer coisa pode servir de motivação, somente você tem a chance de mudar sua história. Só não fique aí parado.

Fonte: QG do Petroleo, Por: Rhamany Santana Moreira

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir