MUNÍCIPIO DE SÃO GONÇALO GANHARÁ NOVO PORTO

Durante a Rio Oil & Gas 2010, realizada na última semana, o governador do Rio, Sérgio Cabral e o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, confirmaram que será construído um porto de grande capacidade na Praia da Beira, em Itaoca, São Gonçalo. O terminal servirá para escoar a produção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e será feito pela Petrobras em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo, que visa o desenvolvimento para a cidade no setor naval, atraindo consequentemente a instalação de novas empresas, gerando renda e tributos para o município.

O Porto de Itaoca será responsável por um aumento de 50% no Produto Interno Bruto (PIB) do município e peça fundamental para geração 40 mil empregos pelo Comperj na região. O porto será um dos maiores do País, com capacidade para atracar sete navios de grande porte. O empreendimento será financiado pela Petrobras, que precisava de um “atalho” via mar para transportar equipamentos e material para a construção do complexo petroquímico, diretamente para estrada exclusiva de 22 km.

Em entrevista ao Nicomex Notícias, o secretário de Fazenda de São Gonçalo, Antônio Moreno, disse que as dimensões, a destinação e o efeito multiplicador (na indústria naval, de petroquímicos ou qualquer outra) dependerá dos termos do convênio entre a Prefeitura de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro e a Petrobras, que está em fase de conclusão. “Só após a conclusão dos estudos de viabilidade que contemplarão todas as alternativas para o melhor aproveitamento econômico do porto é que se poderá responder com propriedade o questionamento”, explicou o secretário.

De acordo com Paulo Roberto Costa, a obra receberá investimentos de R$ 700 milhões — quase o dobro do projeto inicial, que previa R$ 380 milhões. Segundo o secretário de Fazenda, Antônio Moreno, indiscutivelmente, a implantação do terminal portuário terá efeito multiplicador na cadeia produtiva de toda região leste fluminense, “seja ele voltado para atividades “offshore”, comercial ou ambas, acarretando, desde as fases construtivas, em geração de riqueza e renda para as comunidades do entorno e receita tributária adicional para o nosso município”, afirmou.

De acordo com a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, desde a instalação do Centro de Integração (Cisg), a mão-de-obra local tem sido capacitada e os moradores da região estarão aptos para atender às necessidades do Comperj. “O porto é uma vitória e a vinda dele, certamente, vai fazer com que a cidade de São Gonçalo seja vista de outra maneira”. “Depois de muitas negociações conseguimos o empreendimento e a intenção é que, agora, seja apenas o começo de um belo progresso do município, para quem sabe, voltar a ter o status de Manchester Fluminense”, enalteceu a prefeita.

Por Bruno Hennington
bruno.h@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir