Prejuízo com incêndio na Reduc já chega a 300 milhões

Os seis dias de paralisação da produção da Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido (U-1250) da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), que pegou fogo na quinta-feira, 16 de setembro, já causou um prejuízo de mais de 300 milhões de reais à Petrobrás. Tudo em razão de a Gerência Geral da refinaria priorizar a produção em detrimento da segurança e saúde dos trabalhadores. Com alto potencial de gravidade, o incêndio foi apagado pela brigada da empresa em 30 minutos e, por mero acaso, não houve vítimas.

O reduzido número de trabalhadores dos setores de operação e segurança, a falta de manutenção nos equipamentos e a determinação de produzir a qualquer custo vêm causando inúmeros prejuízos à Petrobrás. No ano de 2007, ocorreu um incêndio semelhante no mesmo equipamento da U-1250 e a unidade ficou parada por 10 dias, provocando uma perda estimada em mais de R$ 500 milhões. Em março de 2010, a subestação principal da Casa de Força da Reduc foi totalmente destruída pelo fogo em razão da falta de manutenção preventiva e preditiva, causando um prejuízo à empresa da ordem de 1 bilhão de reais.

A falta de manutenção nos equipamentos é comum em todas as unidades da Reduc. O Sindipetro Caxias vem denunciando insistentemente as condições precárias de trabalho e o risco de acidentes a que os empregados da Petrobrás e das terceirizadas estão expostos na refinaria. A Gerência Geral, no entanto, ao invés de implementar uma nova política de segurança e recuperar o efetivo da operação, segurança e manutenção, parece querer contar apenas com a sorte e continua reduzindo o número mínimo de trabalhadores das unidades operacionais.

A Reduc é a refinaria mais complexa da Petrobrás, produzindo 54 tipos diferentes de derivados de petróleo. A U-1250 é uma das principais unidades da refinaria e a mais lucrativa. Processa cerca de 50 mil barris de petróleo por dia para produção de gasolina e GLP. Com a parada da produção, o Sindipetro Caxias estima um prejuízo diário para a Petrobrás de cerca de 50 milhões de reais, sem contar o que a empresa terá que gastar para recuperar a unidade em razão da destruição provocada pelo incêndio.

Fonte e fotos: Sindipetro-Caxias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir