União aumenta ainda mais participação na Petrobras

Rio - O governo federal aumentou mais a participação no capital da Petrobras devido à megacapitalização da empresa. A União passou a ter 64% de ações ordinárias — que dão direito a voto aos donos em assembleias de acionistas. Com o aporte, a estatal se torna uma companhia ainda mais brasileira e a segunda maior do setor no mundo. Até então, a participação era de 57,5% em ordinárias.

Com o crescimento da atuação do governo, ficam fortalecidos projetos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), iniciativas associadas à exploração na camada do pré-sal.

Os programas resultarão na ampliação da oferta de vagas de empregos no Rio e no País. Só o Prominp tem 28 mil vagas em cursos no setor de Petróleo e Gás, nos níveis Básico, Médio/Técnico e Superior, em 13 estados. No Rio, são 6.874 chances. Para atender à demanda, novos concursos também serão realizados. Até 2013, pelo menos 6 mil vagas em seleções deverão ser preenchidas.

O aumento da participação se deve ao aporte feito pelo próprio governo em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Soberano na megacapitalização da empresa no mercado, semana passada, que arrematou um total de R$ 120 bilhões para investimentos no pré-sal. O salto na participação foi confirmado ontem pela Petrobras. A companhia estatal enviou informe à Securities and Exchange Comission, que é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dos Estados Unidos.

A Petrobras também confirmou que a participação do governo no capital total da empresa — que leva em conta a soma das ações ordinárias e as preferenciais — bateu 48%. Na sexta-feira, logo após o lançamento nas ações na Bolsa de São Paulo (Bovespa), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia adiantado que a participação total chegara a este patamar. Juntos, governo federal, BNDES e o Fundo Soberano adquiriram 1.810.505.485 ações ordinárias e 994.917.669 papéis preferenciais, que, somados, correspondem a um investimento total de R$ 79,847 bilhões.

O consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, lembrou que, somando as parcelas dos fundos de pensão Previ e Petros, a participação de instituições ligadas à União chega a 51% do capital total.

Shell acha petróleo em frente ao Rio

Uma nova descoberta de petróleo ocorreu na Bacia de Santos. A empresa anglo-holandesa Shell informou ontem à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que encontrou óleo no pré-sal da Bacia de Santos. A área fica em frente ao Município do Rio e, segundo dados enviados à ANP, deve atingir profundidade final de 5,8 mil metros.

É a primeira descoberta da companhia na maior província petrolífera brasileira, em concessão que fica entre os poços de Parati e Tupi, da Petrobras, entre 5 e 8 bilhões de barris em reservas estimadas.

Em comunicado oficial, a Shell comunicou que precisa analisar os resultados do poço antes de divulgar mais detalhes. A descoberta foi feita na concessão BM-S-54, arrematada pela empresa na 7ª Rodada de Licitações da ANP, em 2005. Parte da concessão é composta por áreas devolvidas pela Petrobras dos blocos BM-S-10, de Parati, e BM-S-11, de Tupi.

A Shell consta na ANP como detentora de 100% da concessão, mas a companhia informou que negociou a venda de 20% do projeto para a francesa Total, transação que depende ainda de aprovação da ANP.

Fonte: O Dia Online

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir