7° SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Desde o dia 18, e até o dia 24, está sendo comemorada a 7° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 (SNCT). O evento ocorre desde 2004, quando um decreto presidencial institucionalizou a maior feira de divulgação científica do país, que deve acontecer sempre em outubro. O tema deste ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, em uma tentativa de popularizar estratégias para o uso da ciência e da tecnologia na preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. Cada estado é responsável pela organização da estrutura onde as atividades ocorrem.

Entre 2004 e 2009 a SNCT já tinha atraído cerca de 5% dos brasileiros, em um total de 63 mil atividades. Já a edição 2010 do evento conta com a participação de mais de quatro mil empresas em cerca de 500 municípios. "É preciso levar em conta que o pessoal sempre cadastra muito menos. Tem muito mais atividades", afirmou o diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu Moreira, que ainda completou: “Temos um caminho muito longo para andar. A gente quer atingir 100% dos municípios brasileiros.”

Entre as atividades cadastradas por todo país estão dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte; etc. No estado do Rio de Janeiro, a coordenação dos municípios fica a cargo da Casa da Ciência, museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Só na capital fluminense estão montados, em diferentes pontos da cidade, quatro polos temáticos com mais de 200 atividades gratuitas oferecidas ao público. O principal deles, a “Tenda da Inovação”, fica na Cinelândia, no Centro da cidade, por onde passarão, até domingo, aproximadamente 40 mil visitantes para prestigiar a exposição de produtos com tecnologia de ponta. Também estão disponíveis aos cariocas os espaços Ciência para Crianças, no Aterro do Flamengo, o Ciência Sustentável, no Jardim Botânico, e o Ciência em Campo Grande, na zona Oeste da cidade.

Petrobras também participa da SNCT
A Petrobras, como participante da 7° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, está com um estande no Hangar do Núcleo Interdisciplinar UFRJ, na Cidade Universitária. No espaço a empresa apresenta informações sobre tratamento e reuso de água, energias renováveis, biocombustíveis e aspectos de sustentabilidade e ecoeficiência na ampliação de seu Centro de Pesquisas, inaugurado no início deste mês. A estatal ainda disponibiliza computadores para que os visitantes conheçam o site Biomapas, um banco de dados virtual com o levantamento de biodiversidade realizado pela empresa na Amazônia.

Nicomex Notícias – Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir