Após 2 anos, Canapu em operação

A Petrobras coloca em operação esta semana, com dois anos de atraso, o campo de gás natural de Canapu, na Bacia do Espírito Santo, com capacidade de produção de 2 milhões de m3/dia. A unidade deveria ter entrado em operação em 2008. O campo está em lâmina d’água de 1,6 mil m e é o primeiro projeto de produção de gás em águas profundas a operar no país.

O campo será explotado pelo FPSO Cidade de Vitória, interligado ao poço ESS-138. A unidade de produção e armazenamento fica no Campo de Golfinho, também na bacia do Espírito Santo.

Devido a distância de 22 km entre o poço e a plataforma, a Petrobras utilizou a tencologia de pipe-in-pipe para viabilizar a produção. A técnica consiste em um duto de 6” inserido em outro 12” polegadas, separados entre si por revestimentos especiais. Essa tecnologia elimina a formação de hidratos no gasoduto.

A Petrobras inaugura também nesta semana duas unidades de tratamento de gás que vão elevar a capacidade nominal de processamento de gás no Espírito Santo para 12 milhões de m³/dia.

O segundo módulo da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares, integrado por uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e uma Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural (UPCGN) elevará a capacidade nominal de processamento da UTGC para 9 milhões de m³/dia de gás natural. A produção de GLP passará para 1.800 t, escoada por duto para o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, em Aracruz (ES), onde será embarcada em navios gaseiros para abastecer o mercado nacional.

O outro empreendimento que iniciará operação é a Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, próxima à região de Ubu, em Anchieta (ES), com capacidade inicial de processamento de 2,5 milhões de m³/dia de gás, produzidos nos campos do Parque das Baleias. A UTG é integrada a um gasoduto marítimo de 83 km de extensão. Juntos, escoam e tratam todo o gás produzido na área.

As novas unidades estão interligadas ao Gasene, o que permitirá o abastecimento das regiões Sudeste e Nordeste. Os projetos fazem parte do Plano Nacional de Antecipação da Produção de Gás (Plangás).

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir