Centro de pesquisas da Petrobras é ampliado

Foi inaugurada ontem (7), a ampliação das instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). Com a expansão, o empreendimento da Petrobras passa a ser um dos maiores complexos de pesquisa do mundo, com mais de 300 mil m². A estatal é hoje a empresa que mais investe em ciência e tecnologia no país.

Localizado no Rio de Janeiro, o Cenpes conta com diversos laboratórios destinados a atender as demandas tecnológicas das áreas de biotecnologia, fertilizantes, biocombustíveis, reuso de água, petroquímica e avaliação do meio ambiente nos locais onde a empresa opera ou pretende operar.

Com a ampliação o centro de pesquisas contará também com modernos laboratórios para atender exclusivamente as demandas do pré-sal. Das dez alas de novos labratórios, cinco são dedicadas ao pré-sal, com foco na caracterização de rochas e interação dessas rochas com os diversos fluidos presentes (petróeleo, gás natural, água, CO2 etc.).

Durante o evento, o gerente executivo do centro de pesquisa, Carlos Tadeu Fraga, informou que a expansão do Cenpes é uma das estratégias da Petrobras para amplição da capacidade experimental do parque tecnológico brasileiro. O executivo indicou também que o investimento da Petrobras em tecnologia é cinco vezes mais do era há uma década. “Nos últimos três anos, fomos responsáveis por um dos cinco maiores investimentos em pesquisa e tecnologia do mundo”, disse.

Na ocasião, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, ressaltou que a ampliação gerou cerca de seis mil empregos diretos e quinze mil empregos indiretos durante a execução da obra.

A inauguração também contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de representantes da Petrobras e de diversas autoridades. Eles visitaram as instalações do Laboratório de Petrogeofísica e o Núcleo de Visualização Colaborativa (NVC), com ambientes para o desenvolvimento de estudos e projetos com simulação tridimensional.

Em seu discurso, Lula parabenizou a iniciativa e enfatizou que ela é parte da proposta de Ciência e Tecnologia, idealizada pela comunidade científica e concretizada pelo Ministério de Ciencia e Tecnologia. “O Cenpes dá direito aos gestores do Rio de Janeiro de dizerem ao mundo que esse é um estado tecnológico, porque este centro é o maior do hemisfério sul. Valeu a pena a gente acreditar na indústria nacional, na mão-de-obra nacional e na geração de emprego e renda no Brasil”, revelou.


Fonte: TN Petroleo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir