EMPRESA DESENVOLVE PRÉDIO SUSTENTÁVEL PARA SETOR OFFSHORE

O panorama mundial da sustentabilidade tem mudado há alguns anos. Grandes empresas têm mostrado consciência da importância de um desenvolvimento ordenado. O avanço nas tecnologias também tem permitido às empresas unirem um pensamento sustentável à diminuição de custos, tanto na produção, como na manutenção de seus serviços. O mercado, por sua vez, reconhece e certifica essas empresas, que assim têm seu compromisso com o meio ambiente reconhecido pelo consumidor.

Seguindo essa tendência, a UTC engenharia, atuante em construção e instalação para plataformas de petróleo, concluiu o desenvolvimento de um prédio sustentável com função de vestiário para servir a 1.800 colaboradores em um canteiro de construções offshore, em Niterói, no Rio de Janeiro. A obra é a primeira em canteiros na América Latina a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Envirement Design) do Green Building Concil, que reconhece sua sustentabilidade.

O edifício tem 1.900 metros de área construída, divididos em três andares. Com 118 chuveiros e 42 lavatórios, sua construção visou a economia de água e energia, alcançando um custo operacional 40% menor do que o normal. O projeto, criado pela consultoria Casa do Futuro, utiliza o sistema de Ecotelhado aliado a painéis solares para aquecer a água dos chuveiros dispensando consumo de energia, além de telhas com isolamento térmico, sombreamento nas janelas e utilização de vidros eficientes.

Para redução do consumo de água, além de coleta de água do telhado, o projeto optou pelo sistema Atlantis para coleta de água da chuva. Trata-se de um sistema de coleta subterrânea, através de uma geomembrana, feita de material reciclável, que leva a água coletada para um reservatório com capacidade para 40 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir toda demanda dos 42 vasos sanitários existentes no prédio. O projeto inclui ainda uma estação de tratamento de esgoto.

Preocupação ambiental com o interior da construção

As medidas sustentáveis não se restringem à parte externa do edifício. Seu interior conta com a utilização de materiais não tóxicos, além de um sistema de exaustão acionado automaticamente, caso a qualidade do ar não esteja boa, um sistema automatizado de iluminação, evitando desperdício, e 100% de postos de trabalho com iluminação natural. A consciência ecológica expandiu-se ainda para a estrutura do edifício, que conta com concreto composto por material reciclável e sobras de auto-forno.

Nicomex Notícias – Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir