EUA negam ter retido informações sobre vazamento no Golfo

Washington - A Casa Branca negou hoje que tenha bloqueado informações sobre o verdadeiro alcance do vazamento de petróleo no Golfo do México. Em declarações à imprensa, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que a sede do Governo sempre divulgou "as informações mais precisas e atualizadas" de que dispunha.

Após o início do vazamento, por causa da explosão da plataforma "Deepwater Horizon" em 20 de abril, a Casa Branca calculou inicialmente que o volume de petróleo derramado no mar era de cerca de mil barris diários.

Meses depois, cientistas afirmaram que o número ultrapassava 100 mil barris por dia.

Um relatório preliminar da comissão formada a pedido do presidente Barack Obama para investigar o acidente divulgado na quarta-feira acusa a Casa Branca de impedir que cientistas revelassem dados importantes sobre o vazamento.

"Ao subestimar o volume de petróleo" o Governo "deu a impressão de que não era muito competente para conter o vazamento ou de que não estava sendo totalmente transparente sobre o alcance do problema", revela o documento.

Gibbs afirmou que o relatório tem caráter "preliminar" e é "suscetível a mudanças", mas ressaltou que, desde o primeiro momento, a Casa Branca "revelou as piores possibilidades".

"Sempre fomos transparentes com as informações que recebíamos", declarou o porta-voz.

Segundo ele, os funcionários do Governo receberam "muitos cálculos diferentes" sobre o volume do vazamento, que variavam de acordo com a tecnologia utilizada para o cálculo.

Ele acrescentou que o Governo respondeu ao desastre da forma que pôde, já que o petróleo estava a 1,5 quilômetros de profundidade.

Fonte: Portal Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir