PETROBRAS INAUGURA NOVAS UNIDADES DA REVAP

Dando continuidade ao processo de modernização da Refinaria Henrique Lage (Revap), iniciado em 2006, foi realizada, na última segunda-feira, dia 18, a inauguração de duas novas unidades. Na cerimônia, que contou com a presença do presidentes Lula e José Sergio Gabrielli, da Petrobras, entraram em funcionamento as unidades de Coque e de Hidrotratamento de Diesel da refinaria, localizada em São José dos Campos, São Paulo.

Hoje, a Revap já conta com investimentos de US$ 3,5 bilhões aplicados na modernização da refinaria que data de 1980 e tem capacidade média de refino de 252 mil barris por dia. A nova unidade de Coque é responsável por converter o óleo combustível em Gás Liquefeito de Petróleo (GLP, conhecido como gás de cozinha), nafta, gasolina, diesel e coque de petróleo. Já a área de Hidrotratamento vai produzir derivados de alta qualidade e baixo teor de enxofre, como o Diesel S-50.

A Revap é responsável por 14% da produção de derivados de petróleo do país, atendendo a demanda do Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais, Litoral Norte de São Paulo, Sul Fluminense, parte da grande São Paulo e dos estados do Centro-Oeste. Durante a inauguração das novas unidades, o presidente da Petrobras ressaltou a flexibilidade do atual sistema de refino no Brasil. “Esta refinaria representa uma nova etapa da Petrobras. De um lado, a unidade de coque permite processar mais petróleo pesado, produzindo mais diesel. Por outro lado, também avançamos com o hidrotratamento na redução de enxofre da nossa produção. Além disso, daremos mais flexibilidade ao sistema adaptando a produção de diesel e gasolina às necessidades do mercado brasileiro”, afirmou Gabrielli.

Exportações
A cerimônia em São José dos Campos, graças à presença do presidente Lula e à proximidade do segundo turno das eleições, foi cercada de demonstrações de cunho político. Entre aplausos dos trabalhadores, o governante afirmou que os investimentos da Petrobras em refinarias irá levar o Brasil ao caminho da exportação de derivados. “Há sete anos que a Petrobras está investindo US$ 23 bilhões para modernizar suas refinarias para que a gente possa não apenas exportar o petróleo cru, mas óleo diesel já refinado com 50 ou até 10 ppm”, disse Lula.

Em entrevista ao Nicomex Notícias, o especialista Everton Carlos Gomes, professor da Petroquallity, provedora de treinamentos do setor, concorda com o presidente Lula, mas com ressalvas. “É um caminho possível para o Brasil (exportar derivados), mas não é para hoje, talvez para daqui a 10 anos, pois primeiro precisamos investir em mais tecnologias, fazer com que o pré-sal deixe de ser somente uma reserva ainda inexplorada e aumentar a capacidade de refino das nossas refinarias”, afirma Everton.

Por Matheus Franco
matheus.f@nicomexnoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir