Petrolífera planeja construir maior estrutura flutuante do mundo

A gigante petrolífera Shell planeja explorar o campo de gás Prelude, a 475 quilômetros da costa da Austrália, por meio da construção de um gigante campo de extração de gás natural flutuante, projetado para ter 468 metros de comprimento. Se for construída, a plataforma será a maior estrutura flutuante do mundo, com 10 metros a mais que o maior superpetroleiro do mundo, o Knock Nevis, que encerrou suas operações em 2009.

Se for construída, a plataforma será a maior estrutura flutuante do mundo, com 10 metros a mais que o maior superpetroleiro do mundo, o Knock Nevis, que encerrou suas operações em 2009.

Sua movimentação irá deslocar 600 mil toneladas de água - quantiadade seis vezes maior que o volume de água deslocada pelo porta-aviões de propulsão nuclear da Marinha dos EUA USS Nimitz. Nenhuma plataforma flutuante de óleo ou gás chega perto disso.

Construir uma embarcação desta magnitude será um enorme desafio de engenharia, explica Mark Lambert, da Royal Institution of Naval Architects, em Londres. "É possível", diz ele, "mas teremos que ser muito cuidadosos sobre como ele se flexiona ao longo de seu comprimento, para que as rachaduras por fadiga sejam evitadas", afirma.

Se o governo australiano aprovar o projeto, após uma cuidadosa avaliação do impacto ambiental, a plataforma será construída em um estaleiro na Coreia do Sul e depois será rebocada para o campo Prelude, onde a Shell diz que poderá iniciar suas operações em 2015.


Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir