Pré-sal deve dobrar aportes em pesquisa

SANTOS - O valor de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, obrigatórios nos contratos de concessão das petrolíferas que operam no Brasil, deverá dobrar até 2017 e alcançar cerca de R$ 1,5 bilhão com o início da produção do petróleo do pré-sal. Essa é a estimativa de Florisval Carvalho, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O executivo afirmou ontem em Santos que esse aumento tem relação direta com a elevação da produção de petróleo e gás em decorrência da vinculação dessa obrigatoriedade ao lucro das empresas. Com a entrada do Campo de Tupi, a British Gas (BG) e a PetroGal - sócias da Petrobras na exploração do referido campo - também começam a pagar o encargo previsto para campos de alta produtividade, disse ele na feira Santos Offshore.

Segundo Carvalho, no caso da BG, a empresa já vem criando uma rede de laboratórios para adiantar-se a essa determinação legal e não ter uma multa imputada pelo seu não cumprimento. "Tupi, com uma produção de 100 mil barris ao dia, é considerado um campo de alta produtividade e, dessa forma, deve pagar, além dos royalties, a participação especial, encargo este que deve ter 1% revertido às pesquisas para a indústria do petróleo e gás", explicou. Para o ano de 2010, esse valor da chamada "Cláusula de P&D" deverá ficar em R$ 750 milhões. Além desses recursos, que devem ser aplicados em centros de pesquisa dessas empresas no Brasil e em universidades em todo o País, a área de desenvolvimento de novas tecnologias e estudos recebe outra parcela de 12,5% sobre os valores recolhidos como royalties que são repassados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) a instituições de pesquisa.

Fonte: DCI/MAURÍCIO GODOI

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir