PROFISSÃO DE RISCO NAS PROFUNDEZAS DO MAR

No início do mês, a Petrobras inaugurou a plataforma P-57, em Angra dos Reis e que irá operar no Parque das Baleias, porção norte da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo. O início das atividades dessa super plataforma é considerada o marco da retomada da atividade naval no Brasil. Com a descoberta do pré-sal, as plataformas em construção no momento estão sendo preparadas para atuar em profundidades elevadas para extração do petróleo. E claro, como qualquer outro equipamento, plataformas que atuam em altas profundidades também precisam de pessoas para realizar a manutenção.

Há dois tipos de mergulhadores que são formados em escolas técnicas no país. O mergulhador recreacional e o profissional. O primeiro pode trabalhar em escolas e operadoras de mergulho, hotéis, resorts, empresa especializada em foto e vídeo de mergulhos ou como instrutor formando novos mergulhadores. Já o segundo, tem um trabalho mais específico em plataformas petrolíferas, estaleiros e empreiteiras que prestam serviços de reparos em águas rasas (até 50 metros) ou profundas (até 320 metros).

No Rio de Janeiro, o único curso para mergulhador profissional fica do Sesi/Senai de Macaé, que forma mergulhadores para trabalhar em plataformas petrolíferas, como as da Petrobras, e estaleiros. O curso tem carga horária de 24 horas, e após a conclusão o formando recebe a carteira da CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquático), com reconhecimento internacional. Além disso, o treinamento de Mergulho Profissional tem certificação da Marinha. Altamente especializado, é ministrado, além do Senai, por apenas outra empresa no país, a Divers University.

De acordo com o Francisco Luiz Faggioni, Chefe de Setor de Educação Profissional do Senai, o principal risco na área do Mergulho profissional é a descompressão e os diversos tipos de trabalho que envolvem temperatura da água, esforço físico e psicológico, mas afirma que o mercado é promissor. “O mercado irá aquecer. A qualificação do profissional no mercado terá uma importância muito grande nos Terminais Oceânicos, com solicitação para nível técnico”, explicou em entrevista ao Nicomex Notícias.

O especialista do Senai ressalta que para chegar a um profissional de saturação (profundo) é necessário de dois a quatro anos de experiência comprovada como raso e que para o profissional completo dessa área, ou seja, com inglês avançado, cursos de eletrônica, de desenho técnico e, em alguns casos, serem até enfermeiros, o salário em média é de R$ 12 mil, podendo chegar até R$ 30 mil. Especialistas afirmam que o mergulho profissional é considerado o segundo trabalho mais perigoso do mundo, sendo classificado somente atrás daqueles que saem para trabalhar fora do planeta Terra, os astronautas.

Por Bruno Hennington
bruno.h@nicomexnoticias.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Hoje a exigencia p/ candidatos a uma vaga p/trabalhar nas platataformas,sao muitas,no meu tempo nao tinha nada disto,hoje tem empresa que tiram todo o dinheiro dos candidatos,com promessa de trabalhar como mergulhado ou tecn. de rov,em 1978 aprendi a mergulhar com meu pai,nao era e nunca foi da Marinha,entrei para uma firma de merg.raso,dois anos depois fiz o meu primeiro mergulho saturado,foi no tender contest,,ficamos saturado 28 dias os 120 metros,batemos record,um atraz do outro,gonheci varios merg, muito otimo em mergulho.quero dar um conselho.nao e o curso que faz de voçe um bom mergulhador,ou um tec. de rov,nunca pensei em ser supervisor de mergulho,mais fui,nunca pensei em ser tecnico de saturaçao.mais fui.o meu ultimo trabalho foi como mergulhador foi a 297 metros,e hoje estou aposentado graças a DEUS,um dia deste fui numa empresa multinacional,eles estavam precisando de tec.que tinha um conhecimento de arvore de natal,me mandaram um psicologa para entrevistar-me,eu falei para ela filha vai embarcar,pra voçe ver como funciona la.Abraço,espero em ter ajudado

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir