Ibama renovou a licença de instalação para o Parque das Conchas, província petrolífera operada pela Shell na parte capixaba da Bacia de Campos. A licença autoriza todo sistema de produção e escoamento da área do antigo bloco BC-10. O órgão ambiental também renovou a licença de operação de sistema semelhante nos campos de Birujupiá e Salema, no Rio de Janeiro.
O Parque das Conchas, que iniciou a produção em julho do ano passado, produz hoje entre 80 mil barris/dia e 90 mil barris/dia, tendo registrado pico de 92 mil barris/dia. A área é explotada pelo FPSO Espírito Santo, que possui capacidade de produzir 100 mil barris/dia de óleo e comprimir 3,5 milhões de m³/dia de gás natural.
Os campos de Bijupirá e Salema produzem hoje 35 mil barris/dia de óleo relativamente leve (28º-31º API), volume estável nos últimos anos. Durante a fase de pico, logo após a sua entrada em operação, o projeto produziu 70 mil barris/dia de óleo. O óleo é armazenado na plataforma FPSO Fluminense, cuja capacidade de armazenamento é de 1,3 bilhão de barris/dia.
Em 2008, o campo produziu 28 mil barris de óleo/dia e 445 mil m³/ dia de gás natural. O gás é parcialmente utilizado na geração de energia da própria plataforma, também segue por duto para a P-15, da Petrobras (parceira da Shell no projeto, com 20% de participação).
Fonte: Energia Hoje
0 comentários:
Postar um comentário