RIO ELABORA PLANO POR TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

O setor de transporte está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e social de um estado afinal, de maneira direta ou indireta, toda sociedade depende desse serviço. O problema está no fato de que a grande maioria desses meios de transportes utilizam como fonte de energia combustíveis fósseis, tais como gasolina e óleo diesel, elementos que lançam na atmosfera grande quantidade de gases tóxicos. Tentando solucionar esse problema, países desenvolvidos têm modernizado seus sistemas de transporte, tornando-os mais eficazes e sustentáveis.

Soma-se aos danos ambientais, como aumento do efeito estufa, o crescimento vertiginoso na piora de qualidade de vida da sociedade, com um número crescente de pessoas apresentando problemas respiratórios devido à poluição do ar. Assim, modificar este panorama passou a ser um desafio, que para ser vencido, precisa ser abraçado por toda a sociedade. Já que não há como abster dos meios de transporte, é preciso encontrar outras saídas para que os impactos ao meio ambiente sejam diminuídos.

Seguindo este movimento de tentativa de preservação ao meio ambiente, a Secretaria de Transportes do Estado do Rio iniciou na última quarta-feira, dia 20, a primeira etapa de um seminário envolvendo 27 prefeituras do Estado, sendo 15 da região metropolitana e 12 do interior. A idéia do encontro é iniciar a elaboração de um Plano Diretor de Transporte Não Motorizado, que impulsione principalmente a adesão da sociedade à bicicletas. O objetivo do governo estadual é ouvir de cada prefeitura quais são suas demandas, idéias e projetos para melhorar a mobilidade urbana para pedestres e ciclistas.

“Depois de ser o primeiro estado do Brasil a utilizar biodiesel na frota de ônibus, o Rio será o primeiro também a ter um Plano Diretor de Transporte Não Motorizado, o que confirma a vocação do estado na busca por um transporte sustentável e melhora da mobilidade urbana. A meta do Governo do Estado é aumentar significativamente a utilização de bicicletas em todas as cidades do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial e crescente”, comentou o secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, responsável por conduzir o seminário.

A idéia, que começa a tomar forma agora, foi criada ainda em 2008, quando o governo fluminense lançou o programa Rio Estado da Bicicleta, que previa a implantação de mil quilômetros de ciclovias em todo território estadual. Responsáveis por fazer o programa sair do papel, o vice-prefeito do Rio e secretário de Meio Ambiente da capital, Carlos Alberto Muniz, e o subsecretário Altamirando Moraes, participaram do seminário, explicando aos prefeitos dos 27 municípios a importância do projeto.

Nicomex Notícias – Redação
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir