A francesa Vallourec negocia com a UFRJ a instalação de uma unidade de pesquisa no Parque Tecnológico da universidade, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro (RJ). O laboratório será voltado ao desenvolvimento de soluções para dutos flexíveis. A ideia é que eles suportem as pressões encontradas na região do pré-sal.
“Será um espaço para realizar testes de resistência desses dutos à fatiga, devido às condições adversas desse ambiente”, conta o conselheiro em Energia, Meio Ambiente e Naval da Embaixada da França no Brasil, Michel Curletto, assinalando que a proximidade com o Cenpes e a Petrobras foi fundamental para a escolha da localização da unidade.
De acordo com o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes, a Vallourec, a princípio, compartilhará edificações já existentes na área com laboratórios da UFRJ, dispensando, portanto, investimentos para a construção de um novo centro.
O desenvolvimento de atividades de P&D no país pela companhia francesa deve fornecer subsídios à produção de dutos sem costura em sua fábrica de Jeceaba (MG), prevista para ser iniciada ainda este ano. O investimento na planta, que terá capacidade de produção de cerca de 600 mil t/ano, é da ordem de US$ 1,6 bilhão.
Fonte: Energia Hoje
0 comentários:
Postar um comentário