Refinaria Suape (Pernambuco) - Elaine Lino




Quando estive em Suape em 2006 a construção da Refinaria Abreu e Lima estava em terraplanagem, e com sérios problemas de ser embarcada devido aos seus altos custos. Em nova visita nos meados de novembro 2010 me deparei com o projeto em andamento a todo vapor.

Esta nova Refinaria será um marco, pois a sua produção será uma das maiores do país, a previsão de inauguração é entre 2012/2013. Além da refinaria fiz um a visita ao reservatório de águas que eles possuem, esta água e tratada lá mesmo e reutilizada, o que reduz o custo e beneficia muitas pessoas ao seu redor.

A preocupação ambiental deles chama atenção também, sua reserva biológica e imensa e bem preservada. Resta saber se irá continuar assim quando a refinaria estiver em funcionamento, o que gera grande preocupação, mas neste primeiro momento do que vi me pareceu bem preservada e com grandes preocupações para que assim continue.

Indo ao farol nas proxímidades do Estaleiro Atlântico Sul, e possível ver uma grande barreira que foi construida para também preservar a vida marinha, pude observar que não havia quantidades de óleos espalhados devidos aos navios que ali atracam.

As famílias que moram ao redor de Suape, estão recebendo instruções de preservação e além disto muitas delas estão aprendendo novas profissões para serem aproveitadas pelas empresas locais. Quem conheceu Ipojuca antes e nos dias de hoje, nota que a mudança sem sombra de dúvida alguma foi para

Suape é um porto estrategicamente completo, que não deixa a desejar a nenhum outro. Tanto se percebe isto que lá existem mais de 94 das maiores empresas do nosso país, entre elas o Estaleiro Atlântico Sul que é o maior e mais moderno estaleiro do Brasil e terá a maior carteira do programa, com a montagem de 22 navios.

Em maio de 2010, foi lançado ao mar e batizado o primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), criado a partir das encomendas da subsidiária.

O João Cândido, navio tipo Suezmax, de 274 metros de comprimento, tem capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo e é primeira embarcação de grande porte construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em 13 anos. A última foi o Livramento, encomendada em 1987 e que levou dez anos para ser concluída, ou seja estamos no caminho certo.

Suape é isto, beleza do início ao fim. Quem tiver a oportunidade de visitar o complexo irá se admirar, além de poder aproveitar as belas praias ao seu redor como Bora-Bora, Porto de Galinhas entre tantas outras maravilhas.

Por: Elaine Lino - Equipe UP

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir