Chevron reinjeta nos poços 100% da água utilizada na produção do Frade


A Chevron Brasil informa que se tornou pioneira na adoção, no país, da reinjeção, nos próprios poços, de 100% da água produzida e 100% da água utilizada no processamento de petróleo em seu campo Frade, na bacia de Campos. Esse procedimento elimina o descarte, diretamente no mar, da água utilizada no tratamento do óleo.

Em 2010, cerca de 4,5 milhões de barris de água foram reinjetados nos poços dedicados à reinjeção de água. Deste volume, 1,6 milhão de barris são provenientes do processo de tratamento do óleo e o restante é a própria água do mar utilizada para manter a pressão nos reservatórios. O sistema do FPSO Frade (foto) utiliza equipamentos básicos como hidrociclones e células flotadoras de óleo, formando uma planta que tem capacidade para tratar 130 mil barris de água produzida por dia e de injetar até 150 mil barris de água diariamente.

A produção de água é um processo que está diretamente relacionado à produção de óleo nos campos de petróleo e sua reinjeção nos reservatórios também contribui para que a pressão nos poços seja mantida. Em média, a recuperação primária (ou seja, sem injeção de água ou outro fluido) é da ordem de 15% de todo o óleo existente no reservatório. Já com injeção de água, este fator de recuperação dobra para aproximadamente 30%.

"Reinjetar 100% da água é uma prática muitas vezes desafiadora, mas a Chevron está comprometida em fazer a coisa certa para o meio ambiente", afirma George Buck, presidente da Chevron Brasil.

Fonte: GuiaOffshore

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir