Faltará refino em 2020


O país produzirá em 2020 1,3 milhão de barris/dia a mais do que sua capacidade de refino naquele ano, afirmou nesta segunda-feira o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Atualmente, o país usa 91% da capacidade instalada. Gabrielli participou do seminário Cenário da Economia Brasileira e Mundial em 2011, no Rio de Janeiro.

Para o executivo, ao priorizar os investimentos em exploração e produção, o país corre o risco de ser um grande exportador de óleo cru, mas também um grande importador de derivados de países como Índia e China, países que têm investido em sua capacidade de refino. “Não investir em refinarias no longo prazo é suicídio”, comenta Gabrielli.

O presidente da petroleira admitiu que a empresa pode ter que importar derivados este ano para atender ao mercado nacional. O consumo cresceu 8,4% em 2010. O consumo de gasolina do tipo A subiu 19,4%, que equivale a 22,756 bilhões de litros. A redução do consumo de etanol em 2,95%, somada ao aumento da demanda por combustível acima do crescimento do PIB, devem levar ao cenário importador.

Para minimizar a importação, a Petrobras pretende flexibilizar as refinarias já existentes – além de construir as novas, já previstas – como formas de ter maior controle sobre o mix de óleo e produtos que são processados.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir