Legalização? Combate a clandestinidade? Verticalização do setor? - ASMIRG-BR

Em poucas palavras, esse crescimento sem medidas de revendas legalizadas que a principio poderia ser visto como um fator positivo de combate à clandestinidade representa na verdade a dura realidade do setor, nossas revendas classe III ou superior estão sendo retiradas do mercado e sendo substituídas por revendas classe I e II.

Estas pequenas revendas classe I e II se apresentam na forma que as cinco Companhias Distribuidoras detentoras do mercado nacional buscam, ...a esposa atendendo o telefone e o marido fazendo as entregas...

A partir dai não ha mais freio para estas cinco Companhias, não haverá nossas revendas de médio e grande porte que poderão pelo menos tentar frear abusos como os dos aumentos do preço do gás de cozinha e a partir dai todos podem imaginar como ficara o setor.

Reconhecemos, damos os parabéns paras estas cinco Companhias e aqueles que a representam, denunciados como formadores de cartel, atuam ilegalmente colocando em risco a população, mostram lucros abusivos e conseguem ter como parceiros as autoridades que em tese deveriam lutar a favor do povo brasileiro, hoje defensores de multinacionais que ignoram as perdas da população, mesmo que esta seja paga com a vida de inocentes.

Alexandre Borjaili
Presidente
ASMIRG-BR

ANP : Total de pedidos para novas revendas de gás de botijão aumento em MT
Realizada hoje (21/2), em Cuiabá, a segunda reunião do Centro-Oeste do Programa Gás Legal. O programa, lançado em setembro de 2010 com o objetivo combater o comércio irregular de gás de botijão (GLP) em todo o Brasil, já está dando resultados. Nos últimos 90 dias foram autorizados pela ANP 1965 novos revendedores de GLP das classes I e II (que podem armazenar até 40 botijões de 13 quilos e até 120 botijões de 13 quilos, respectivamente), o que indica a legalização de clandestinos.

A partir de outubro, o número de autorizações de classe I aumentou cerca de 180% em relação ao período anterior ao Programa. Só em janeiro, foram autorizadas 896 novas revendas. Hoje, o número de revendas de GLP legalizadas supera o número de postos revendedores de combustível no Brasil.

Em Mato Grosso, o número de pedidos de autorização para revendas de GLP aumentou 57% na comparação entre 2009 e 2010 e atualmente há 497 revendas legalizadas no estado. Na classe I o aumento foi de 66,6% de pedidos de autorização, na comparação entre 2009 e 2010. Na classe II, no mesmo período, o crescimento foi de 54,6%. Entre outubro e novembro, o total de pedidos cresceu 440% e de novembro para dezembro, o numero de pedidos cresceu 26,9%.

Participaram da reunião de hoje em Cuiabá aproximadamente 120 pessoas, entre representantes dos revendedores, do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O Comitê Centro-Oeste, que se reuniu pela primeira vez em dezembro de 2010, tem sede em Cuiabá e é responsável pela proposição e execução de ações de fiscalização nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

O Programa Gás Legal é coordenado pela ANP com a participação do Ministério Público, Procons, Secretarias de Fazenda, Corpo de Bombeiros, prefeituras, sindicatos e entidades que representam agentes econômicos. O Programa promove campanhas de esclarecimento que incentivam a regularização do comércio de gás de botijão (GLP) por parte de pequenos comerciantes, além de intensificar o combate à clandestinidade, tornando mais difícil a tarefa dos que insistirem em burlar a legislação.

Além da ANP, integram o Comitê Nacional do Programa outros órgãos públicos - como o Ministério Público, Procon, polícias civil e militar, Corpos de Bombeiros e secretarias de fazenda – assim como entidades representantes do setor - como Sindigás, Fergás, Associação de Revendedores de GLP, Feng e distribuidoras de GLP, entre outros. A gestão do Programa Gás Legal é feita pelo Comitê Nacional e também por meio de sete comitês regionais distribuídos por todo o território nacional.

Fonte: http://www.plantaonews.com.br/conteudo/show/secao/35/materia/29059

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir