OGX COMEÇA A PRODUZIR PETRÓLEO EM AGOSTO


A OGX, empresa do bilionário Eike Batista que atua na área de exploração de óleo e gás natural, anunciou que pretende começar a produzir petróleo a partir de agosto deste ano. A petroleira anunciou na quarta-feira (09), que concluiu a perfuração do poço que faltava para iniciar seu primeiro Teste de Longa Duração (TLD) - pelo qual as empresas conhecem e adaptam equipamentos e sistemas de produção às condições do campo de petróleo. O primeiro óleo da OGX vai jorrar do bloco BM-C-41, na Bacia de Campos, pouco mais de um ano após a primeira descoberta no local pela empresa de Eike.

“Os índices provam que a bacia é espetacular. É um dos melhores resultados que já vi em minha vida. Não tenho dúvidas de que temos algo importante. É superior ao que poderíamos imaginar em nossos maiores sonhos”, comemorou Eike. Os primeiros testes realizados indicam que o local tem capacidade de gerar cerca de 40 mil barris de petróleo por dia. De acordo com a empresa, o índice de produtividade é semelhante aos registrados nos melhores poços do país. A empresa tem planos de investir US$ 3 bilhões até 2013 na campanha exploratória, que inclui 87 poços, dos quais 37 já foram perfurados.

O poço concluído comprovou sua elevada produtividade, em volumes semelhantes ao verificado no pré-sal, com a vantagem de estar localizado em águas rasas e muito próximo à costa. Essas características reduzem bastante o custo exploratório e valorizam o ativo. A área de Waimea apresentou vazão de 40 mil barris por dia, o que permitirá tirar em média 20 mil barris diários. Em entrevista coletiva dada semana passada para a imprensa, Eike Batista estima que os ativos da companhia na Bacia de Campos tiveram valorização entre 30% e 40% somente com o anúncio de viabilidade daquela área e a perspectiva de início de produção a partir de agosto.

Parceria
A General Eletric e o Grupo EBX firmaram um protocolo de intenções semana passada para desenvolvimento de tecnologias em infraestrutura. A GE e EBX já trabalham em parcerias nas áreas de geração de energia com a MPX e tecnologias para extração de petróleo com a OGX. Com a assinatura deste Protocolo de Intenções, as duas empresas pretendem ampliar este relacionamento para: compartilhar informações relativas às atividades de ambas as companhias; auxiliar no planejamento de investimentos e metas de longo prazo e fomentar a pesquisa de novos produtos e soluções de alta tecnologia em áreas como óleo e gás natural, energia, transportes e mineração.

A árvore de natal molhada a ser utilizada no TLD já se encontra no porto do Caju (RJ), na base portuária da empresa. "O equipamento foi fabricado pela GE Oil & Gas e é o primeiro encomendado por uma empresa privada nacional. Outros quatro equipamentos desse tipo serão entregues pela GE nos próximos meses, sendo parte deles produzida no Brasil", informa a petroleira.

Fonte: Nicomex Notícicas
nicomex@nicomex.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Sabem dizer se em 2012 a OGX também começará a realizar os trabalhos de exploração e produção de petróleo nos estagos do Maranhão e no Piauí?
Soube que a ANP liberou uma grande verba para o estado do PI, para ser investido na cidade de Floriano, onde ocorrerá um leilão para saber quem irá conseguir a concessão para exploração na cidade. Essa informação procede?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir