P&D para óleo pesado


Pesquisas em exploração e produção de óleo pesado e tecnologias de escoamento devem estar entre as principais contribuições de estudantes do curso de Engenharia de Petróleo da PUC-RIO para a Chevron no âmbito de convênio assinado nesta quarta feira (23/2), no campus da universidade, no Rio de Janeiro.

De acordo com Sérgio Fontoura, coordenador do curso – que receberá da companhia investimentos da ordem de R$ 2 milhões em infraestrutura laboratorial e bolsas de estudo –, laboratórios como o de Fluidos e o próprio CTDUT, do qual a PUC é parceira, poderão desenvolver atividades de interesse da empresa. "Sabe-se que o óleo pesado de Papa-Terra, ao ser escoado, pode parafinar tubulações, o que demandará estudos", exemplificou Fontoura.

Para o presidente da Chevron, George Buck, a complexidade de projetos como o de Papa-Terra, em que a norte-americana tem 37,5% de participação e cujo primeiro óleo está previsto para 2013, exige parcerias tecnológicas. "Cooperações como esta, com a PUC, serão de grande utilidade", afirmou. A universidade é a única brasileira a compor grupo de seis instituições de ensino, incluindo o MIT, com quem a companhia mantém parceria.

PRH
Segundo Sérgio Fontoura, a PUC-RIO e a Petrobras assinarão em breve acordo para concessão de seis bolsas de estudo para estudantes de engenharia de petróleo da universidade. A parceria se dará por meio do Programa de Recursos Humanos da petroleira, que foi autorizada pela ANP a investir, a partir deste ano, recursos da cláusula de investimento em P&D prevista nos contratos de concessão em bolsas de estudo na área de energia.

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir