PETROBRAS INICIA PRODUÇÃO NA BOLÍVIA


A Petrobras informou, por meio de nota, que sua subsidiária Petrobras Bolívia S.A. (PEB) assumiu a condição de operadora com 30% de participação no Bloco XX - Tarija Oeste, no campo de Itaú (Bolívia), produtor de gás natural. A aquisição já havia sido aprovada pelo legislativo boliviano mediante promulgação da lei para regulamentar a mudança das percentagens de participação e a nova condição da Petrobras como operadora. A estatal aguardava apenas a formalização do contrato, ocorrida em 31 de janeiro. Cerca de 70% do gás natural consumido em São Paulo é proveniente da Bolívia.

Com o cumprimento de todos os requerimentos legais necessários, a Petrobras Bolívia S.A. iniciou as operações no Campo Itaú, que terá uma produção de gás inicial entre 1 e 1,5 milhão de metros cúbicos diários. Este montante se soma à produção dos megacampos de San Alberto e San Antonio, também operados pela companhia no departamento de Tarija. A produção de gás do Campo Itaú, que foi iniciada no dia 2 deste mês, é tratada nas instalações do campo vizinho de San Alberto.

Após a concretização do negócio, as participações no Campo de Itaú ficaram divididas da seguinte maneira: Total E&P Bolivie, Sucursal Bolivia: 41%; Petrobras Bolivia S.A. (operadora): 30%; BG Bolivia Corporation, Sucursal Bolivia: 25% e YPFB Chaco: 4%. A empresa brasileira perdeu algumas de suas instalações no país quando o presidente da Bolívia, Evo Morales, nacionalizou a indústria de gás natural do país andino. A Bolívia é um fornecedor essencial de gás natural para o Brasil, fornecendo 30 milhões de metros cúbicos por dia por meio de um oleoduto.

Petrobras bate recorde
Segundo o presidente da estatal Jazidas Petrolíferas Fiscais da Bolívia (cuja sigla é YPFB Corporation), Carlos Villegas, houve um acordo entre as empresas Petrobras, do Brasil, e Enarsa, da Argentina, para aumentar o volume de exportação aos dois países. O governo da Bolívia anunciou ainda que o sistema de fornecimento de gás natural será padronizado, mas não detalhou como será o processo de padronização. A partir de fevereiro, pretendemos restabelecer a distribuição (de gás natural). Mas antes, necessariamente, deve ser concluída a manutenção das plantas, disse Villegas. As informações são das agências oficiais de notícias da Bolívia, a ABI, e da Argentina, a Telam.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou no dia 31 de janeiro seu Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural referente a dezembro de 2010, que registra novo recorde tanto na produção brasileira de petróleo, quanto na de gás natural. A produção de gás natural foi de aproximadamente 69 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em dezembro de 2010, uma elevação de 4,5% em relação aos 66,2 milhões de m³/d produzidos em novembro do ano passado. Na comparação com dezembro de 2009, o aumento registrado foi de 14,5%.

Fonte: Nicomex Notícias
nicomex@nicomex.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir