Presidente da Petrobras comenta projeções da matriz energética mundial


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, apresentou nesta segunda-feira (21/2), em seminário no Rio de Janeiro, projeções que mostram que até 2030 a matriz energética mundial não sofrerá grandes alterações, com predominância de petróleo, carvão e gás natural.

Neste horizonte, a participação das fontes alternativas, hoje em torno de 13%, tem perspectiva de crescimento de até 16%. Embora seja esperada uma demanda por veículos hídricos, elétricos e a gás natural, a partir de 2015, as vendas destes automóveis ainda serão pequenas.

Segundo Gabrielli, o desenvolvimento tecnológico aumentará a eficiência energética e haverá uma mudança da demanda em nível mundial que será menor em países como EUA, Japão e da Europa e maior no Brasil, China e Oriente Médio. “Cerca de dois terços da demanda mundial virá de países de fora da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, formada por países de alta renda.

Gabrielli enfatizou a necessidade de ampliar o parque de refino nacional para atender o mercado interno. Ele destacou que, no ano passado, a demanda por petróleo e derivados no país cresceu 10%, índice maior do que o PIB que ficou em torno em 7,5%. “Nossa última refinaria foi construída na década de 1980 e, recentemente, fizemos a maior descoberta de reservas dos últimos 15 anos no mundo. Estamos no limite da capacidade interna de produção de gasolina, por exemplo”.

O seminário Cenários da economia brasileira e mundial em 2011, realizado na sede da Firjan (RJ), foi promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Agência Petrobras

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir