Petrobrás Fica Vulnerável com 300 mil terceirizados

O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Fernando Siqueira, criticou a terceirização na estatal. “No governo FHC tínhamos 120.000 pessoas terceirizadas. Hoje chegamos a 300.000. Isto é muito sério. A Petrobrás fica altamente vulnerável com essa modalidade de contratação de mão de obra”, afirmou.


No blog Fatos e Dados, a Petrobrás finalmente reconheceu a quantidade de mão de obra terceirizada e disse que o número “é aproximadamente de 291.000”, o qual deverá constar no próximo Relatório de Sustentabilidade.

A Companhia informou que encerrou o ano de 2010 com aproximadamente 80.500 empregados concursados. Ainda de acordo com a Petrobrás, o número de funcionários concursados fechou 2010 com um crescimento de 167% em relação a 2002, enquanto os terceirizados aumentaram 224%, no mesmo período.

“Este é mais um problema da nossa falida política de RH. A terceirização é ruim para todos”, alertou Fernando Siqueira. Ele elencou um série de problemas acarretada com a terceirização da mão de obra. “Para o terceirizado porque ele não tem segurança e treinamento adequado. É obrigado a formar uma empresa para reduzir os encargos sociais. Para a Petrobrás porque ela recebe uma mão de obra mal treinada, insatisfeita e rendendo pouco”, enfatizou o presidente da Aepet.

Conforme Siqueira, “tem ocorrido casos muito graves, com terceirizados fazendo trabalho em atividades fins como projeto, pesquisa, fiscalização de atividades de produção e outras atividades estratégicas. Mais grave: no Cenpes, tem terceirizado, não concursado, fazendo atividades de pesquisa, enquanto nossos mestres com PhD ficam fiscalizando contratos. Ou seja, a tecnologia não fica na empresa. Havendo maior oportunidade para espionagem industrial”.

“Os concursados, que chegam a 85.000, estão no cadastro de reserva vendo os seus concursos perderem a validade, enquanto pessoas menos qualificadas, algumas fizeram o mesmo concurso e não passaram, estão ocupando as suas vagas”, frisou Siqueira.

Fonte: Hora do Povo
Notícia indicada por Alice Souza

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir