Pré-sal é tema de seminário em Pernambuco

O Brasil está prestes a dobrar suas reservas de petróleo e gás. Atualmente, a produção do país é de 15 bilhões de barris equivalentes (BOE). Testes preliminares nos poços da camada pré-sal situada no litoral brasileiro, entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, apontam para um volume entre 10,6 bilhões e 16 bilhões (BOE). A descoberta marca uma nova era na exploração de petróleo no Brasil que, apesar de estar concentrada no Sudeste, terá efeitos em todo o país, como a geração de novos postos de trabalho em áreas ligadas a produção de insumos e prestação de serviços para a retirada desse óleo em águas profundas. A discussão será tema do seminário ´O Nordeste e o Pré-sal`, promovido pelos Diários Associados com patrocínio da Petrobras, no dia 29, no auditório do hotel Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem. O evento não é aberto ao público, mas contará com cobertura e veiculação de caderno especial sobre o assunto, no Diario de Pernambuco.

´Apesar da necessidade de investimento em fontes renováveis, a energia fóssil (que inclui além de petróleo, o gás e outros derivados, como carvão) ainda corresponde a 81% do consumo mundial de energia e 67% do brasileiro. Porcentagens que devem ficar em 81% e 50%, respectivamente, em 2030`, diz Álvaro Maia, assistente da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras e especialista em pré-sal. Maia esteve na última terça no Recife para uma palestra sobre as oportunidades que se abrem com o pré-sal, direcionada a estudantes de cursos relacionados à área de petróleo e gás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como engenharia química, engenharia mecânica e geologia.

Segundo Maia, o pré-sal vai aumentar a demanda por serviços especializados, como perfuração, inspeção submarina e manutenção de equipamentos. Os desafios tecnológicos também se apresentam em diversas áreas, como a dos estudos geomecânicos, engenharia submarina e computação científica. Da descoberta, em 2006, até a primeira produção foram três anos de análises e testes.

´Acordem! Há muitas oportunidades para vocês aqui`, alerta o presidente da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), Marcelino Guedes. Localizada em Ipojuca, a Rnest será a primeira refinaria apenas de diesel do país. Quando estiver pronta, vai processar 20% de todo o diesel consumido no país.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir