Paraná cria grupo para ampliar participação nos negócios do pré-sal

O governador Beto Richa e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, decidiram nesta segunda-feira (25), em encontro no Palácio das Araucárias, formar um grupo de trabalho com participação de governo, prefeituras, empresas e entidades da sociedade civil para aumentar a participação paranaense no fornecimento de produtos e serviços para os empreendimentos da estatal, principalmente na exploração dos campos do pré-sal.

A Petrobras vai investir 224 bilhões de dólares até 2014 e está apresentando nos estados o planejamento estratégico para 2020, quando a produção diária deve chegar a 3,2 milhões de barris de petróleo. O objetivo da empresa é que o conteúdo nacional nos empreendimentos da companhia chegue a 63,8%, o que representa 140 bilhões de dólares em produtos e serviços apenas no período 2010-2014.

"O Paraná tem uma participação muito pequena quando consideramos o número de fornecedores de produtos e equipamentos e também de trabalhadores nos programas de qualificação. Agora, com o engajamento do governador Beto Richa, esperamos melhorar as perspectivas desse relacionamento", disse o presidente da Petrobras. "Temos um volume de compras e de investimentos de grande impacto na economia, que não pode ser negligenciado. Nosso desafio é garantir o conteúdo nacional e esta reunião é um passo importante nesse sentido", disse Gabrielli.

O governador afirmou que o Paraná passa por um momento especial, com vários projetos em andamento que podem favorecer a participação de empresas instaladas no Estado nos negócios relacionados ao pré-sal. "Estamos trabalhando duro para recuperar a capacidade de investimento do Estado, eliminar os gargalos e melhorar a infraestrutura. Vamos apoiar a iniciativa da Petrobras e o setor produtivo paranaense para aproveitar a riqueza que esses investimentos do pré-sal vão gerar e para garantir empregos permanentes no Paraná", disse Richa.

PONTAL - Para aproveitar as oportunidades que serão criadas com a exploração dos campos do pré-sal, o Paraná vai articular com os setores público e privado a criação do "Pontal do Pré-sal". O projeto foi apresentado pelo secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, no encontro com o presidente da Petrobras. A ideia é aliar o interesse do governo em atrair empreendimentos à demanda de fornecedores nacionais de bens e serviços da Petrobras para os próximos anos. "Queremos transformar o Paraná em um grande fornecedor de materiais e serviços de suporte à exploração dos campos de pré-sal", disse Barros.

O secretário explicou que o governo vai trabalhar pela união de esforços de entidades públicas, privadas, associações, federações, prefeituras e sindicatos para atrair investimentos e empreendimentos de diferentes tamanhos e perfis.

O empresário Ricardo Ourique, da Techint, empresa que está instalada em Pontal do Paraná há 20 anos e que busca o licenciamento para projetos de fornecimento de equipamentos para a indústria petroleira, disse que saiu muito feliz do encontro com o governador e o presidente da Petrobras. "É a primeira vez em muitos anos que vemos uma abertura do diálogo e o interesse claro do governo em participar de uma iniciativa como esta, em parceria com as empresas, a sociedade civil e os municípios", disse Ourique. "O Paraná tem um grande potencial em riqueza e nível educacional, que agora poderá ser melhor aproveitado", disse ele. A Techint pretende investir aproximadamente R$ 300 milhões em projetos que devem gerar 3.000 empregos diretos no Litoral do estado.

Participaram do encontro deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários de Estado e dirigentes de empresas públicas e de entidades como a Federação das Indústrias do Paraná e a Associação Comercial e Industrial de Londrina, além de dezenas de empresários.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir