Statoil cresce no Brasil e vai disputar pré-sal

A norueguesa Statoil está de olho no pré-sal brasileiro e no pós-sal também, e por isso confirma presença nas próximas rodadas de venda de blocos que forem realizadas no Brasil.

Enquanto aguarda, porém, a empresa comemora o início da sua produção no campo de Peregrino, na bacia de Campos, onde terá a parceria da chinesa Sinochem, e se prepara para perfurar a bacia de Camamu-Almada (BA), onde terá um desafio maior de cumprir as exigências de manter um conteúdo nacional para equipamentos e serviços do que em Peregrino.

De acordo com o presidente da Statoil Brasil, Kjetil Hove, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis já aprovou a venda de parte de Peregrino para a Sinochem.

A Sinochem venceu uma disputa por 40 por cento de participação no campo de Peregrino por 3 bilhões de dólares em maio do ano passado. Hove considerou que o prazo para a aprovação do negócio foi "normal", já que geralmente espera entre 10 e 11 meses para negócios desse tipo.

"A gente já fez isso três vezes e é sempre esse tempo mesmo", explicou.
Desde o último sábado a Statoil entrou para a seleta lista de empresas que produzem petróleo no Brasil, onde além da Petrobras, a Shell tem produção relevante, de cerca de 90 mil barris diários de petróleo, e a Chevron cerca de 70 mil b/d.

A expectativa é de que em um ano a Statoil produza 100 mil b/d de petróleo no Brasil, tornando-se a segunda maior produtora depois da Petrobras, com seus mais de 2 milhões de barris diários. O Brasil é a maior operação da Statoil fora da Noruega. A empresa atua em 34 países e é especializada em águas profundas.

"Estamos interessados em crescer os negócios no Brasil, e se você quer crescer no Brasil, você quer ser uma parte (do pré-sal)", disse ele. "Estamos nos preparando para participar da próxima rodada, queremos participar nas futuras rodadas de licitação no Brasil", complementou.

A busca pelo pré-sal, no entanto, já começou no próprio campo de Peregrino, onde a empresa está perfurando a parte sul em busca de reservatórios antes da camada de sal.

"Estamos perfurando Peregrino Sul e lá vamos ter notícias de pré-sal, mas não há grande expectativa", disse Hove, lembrando que os reservatórios da bacia de Campos são diferentes dos de Santos, onde a Petrobras e parceiros descobriram reservas gigantes da commodity porque a área estava praticamente intocada, ao contrário de Campos, maior região produtora de petróleo do país.

Peregrino também está longe de ter o óleo leve de Santos, registrando cerca de 14 graus API. Para processá-lo, a empresa teve que contratar uma refinaria nos Estados Unidos.

CONTEÚDO NACIONAL
Hove afirmou que não teve problemas para cumprir a exigência de conteúdo nacional no campo de Peregrino e espera ter o mesmo sucesso em Camamu-Almada, apesar da exigência ser maior.

Em Peregrino, adquirido na segunda rodada, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, a exigência de conteúdo nacional ficou limitada em 35 por cento.

Nos blocos na bacia de Camamu-Almada a exigência é de 65 por cento de conteúdo local, já que foram adquiridos em 2004, na sexta rodada de licitações, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pelo aumento da exigência para estimular a indústria nacional.

"Espero não ter problema (para cumprir o conteúdo nacional). Vamos começar a furar (Camamu-Almada) entre setembro e outubro, e nessa fase exploratória não tem problema de encontrar equipamento", disse o executivo.

"O desafio é quando se trata de FPSOs (plataformas flutuantes), porque o mercado no Brasil é limitado, a Petrobras tem uma necessidade enorme e o mercado está muito apertado", afirmou.

Além da operação de Peregrino, a Statoil tem sete blocos de exploração no Brasil e é operadora em dois deles.

Fonte: Reuters/Denise Luna e Brian Ellsworth

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir