ASMIRG-BR denuncia: Setor do Gás de Cozinha vive seu clímax

De forma silenciosa companhias distribuidoras que detém a venda no mercado nacional armam sua estratégica, atuam visando seus ganhos não importando as conseqüências, afinal em nosso segmento quem paga a conta sempre foi os pequenos empresários e a população brasileira.

Vamos algumas considerações:

Vereador Defende a Venda Clandestina de Gás em Timon – MA
São tantos os abusos com os preços do gás de cozinha, que quem desconhece os riscos do armazenamento do botijão de gás e nossa realidade, acredita que os clandestinos são os bonzinhos e nossas revendas são as vilãs da história.

PL-01092/2011 - Dispõe sobre a fiscalização referente ao envasilhamento, comercialização e distribuição fracionada de Gás Liquefeito de Petróleo - GLP.
Este é senão um dos mais perigosos projetos que circula no Congresso Nacional, sutilmente este projeto atua contrário a ANP e regulariza para todos os Estados a condição que é hoje a sustentação do cartel no Brasil, restringe que Companhias Distribuidoras encham somente botijões dos consumidores que tenham sua propaganda de marketing estampado na parte externa do botijão.

A aprovação deste projeto levará o setor a um sistema monopolizado, um colírio aos olhos das cinco Companhias, o governo sofrerá pressão para reduzir os impostos, o gás mesmo com a redução destes impostos chegara à casa dos R$ 55,00, na verdade estes que lideram o setor analisam que 10% do salário mínimo é um preço justo para o gás de cozinha, mesmo que este custe para elas hoje no máximo R$ 15,00, isto com todas os custos de enchimento e impostos já incluídos.

Aos revendedores de GLP caberá obedecer, e os que ousarem de rebeldia serão apenas menos um.

Campanha de combate a clandestinidade
Assusta, são tantas audiências públicas, são milhares de botijões, mas há um grande detalhe neste contexto, certamente uma grande coincidência, não se acha quem alimenta este mercado informal, estes botijões aparecem feito mágica, algo inacreditável, quando sabemos que só existem duas alternativas, ou são ofertados ao mercado clandestinos por nossas revendas ou pelas Companhias, mas o destaque é que mesmo com tantas denuncias dos órgãos de fiscalização, estas campanhas de combate a clandestinidade são promovidas pelas cinco Companhias Distribuidoras. Ahhh Brasil!!!!

Outro ponto que já colocamos, a ANP tem se esforçado, reconhecemos, mas seus agentes apenas têm o poder de policia, não são policiais, não entram em áreas de riscos, e nem aconselhamos a estes atos, criminalidade é atuação para polícia, a ANP deveria se dedicar seus esforços na busca de quem alimenta este setor, o mais importante, a ANP não pode promover também o desabastecimento do mercado, precisa dar soluções para que, seja quem for atuando na ilegalidade pague por seu erro sem colocar em risco o abastecimento do gás de cozinha, hoje não só a ANP, mas como todos nós estamos reféns deste pequeno grupo.

O setor revenda
Ainda vivemos alguns pesadelos, a proibição da utilização das motocicletas, ou a exigência do side-car, equipamento extremamente perigoso só reforçam nossa passividade diante a tudo que acontece, nossas revendas tem a cultura de só reclamar, nossos empresários são omissos e depois do fato consumado ai sim se tornam verdadeiros chorões colocando que irão sair do setor.

Ninguém alem desta associação esta preocupado se um revendedor vai ou não continuar no setor, outro irá substituí-lo facilmente, senão as próprias as companhias distribuidoras que tem total interesse em aumentar sua lucratividade vendendo diretamente ao consumidor final.

Infelizmente temos que ser verdadeiros, honestos, muitos reclamam do seu sindicato ou associação, mas quem participa? Se está como dizem, tomado, então mudem-no, tomem para si, sejam freqüentadores, ajudem com as contribuições e com o destino deste dinheiro para que seja usado em favor da classe.

A atuação do Ministério Público
Particularmente, cresci com a visão de que ser um Promotor Público, é ser alguém especial, Promotor Público é alguém acima dos interesses políticos, acima do sistema capitalista, uma pessoa que seus olhares faz tremer qualquer um que atue na ilegalidade, mas esta é a nossa realidade? Acidentes com botijões estão à disposição na maior rede de comunicação, botijões amassados, sem data de validade, sem a marca da tara, pesos a menor, resíduos que não ressarcidos a população, aumentos abusivos e tudo isto colocando a população em seu maior nível de riscos, mas há mais, há suspeitas de lavagem de dinheiro, há suspeitas de evasão de divisas, mas há o mais importante, o Código de Defesa do Consumidor, Distribuidores de GLP criaram seu código no Brasil, o da maior lucratividade e quanto aos riscos de segurança e abusos com preços extorsivos, vamos simplesmente ignorá-los, afinal aqui quem paga a conta é em especial a população de baixa renda.

A ASMIRG-BR tem se tornando uma grande rede de revendedores, nossos associados estão em cada Estado, mas ainda sim, poucos diante de tantos obstáculos, precisamos nos fortalecer, temos que dar um basta e defender não só nossos direitos, mas nosso cliente número um, razão pela qual existem nossas empresas – o consumidor brasileiro.

Sempre nos colocamos aberto ao dialogo, a busca de soluções, mas hoje estamos em cheque, o setor vive seu clímax, não buscamos parcerias com nossas autoridades, pedimos a aplicação da Lei na sua forma justa, respeitando a Constituição Federativa do Brasil, permitindo a abertura do mercado, punindo e tirando de nosso meio, aqueles que promovem a criminalidade, o cartel, o câncer que afeta e contribui a cada dia para elevação da fome do povo brasileiro.

Alexandre Borjaili
Presidente
Associação Brasileira dos Revendedores de GLP, ASMIRG-BR

Fale com a ASMIRG-BR:

…….. MSN: asmirg2008@hotmail.com

…….. SKYPE: asmirgbr

…….. TWITTER: @asmirg

…….. Fax: 31 3424-1090

…….. Cel: 31 9500-9560 ou 31 8218-7672

…….. asmirg@asmirg.com.br

…….. www.asmirg.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir