Exploração de óleo: ameaça ao rio Urucu

Da Agência Ambiente Energia - A exploração de petróleo no rio Urucu, no Amazonas, é motivo de preocupação para o pesquisador Renato de Souza Pinto Lemgruber, aluno do Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Em seu estudo, Lemgruber ressaltou que substâncias químicas presente no petróleo, como o Benzo(a)pireno e o Fenantreno, têm impactos diretos em uma das espécies aquáticas daquela região de mais alto valor, o Acará-disco.

“O aumento da demanda por energia, o crescimento populacional e o desenvolvimento da região fazem com que haja um aumento da atividade industrial e petrolífera da Amazônia”, afirmou Lemgruber, durante apresentação de seu estudo no III Workshop Adapta: Amazônia 2011”, realizado em Manaus.

Lemgruber apontou ainda que a conservação da Floresta Amazônica estará diante de um problema, com esse aumento da demanda por energia, em consequência do desenvolvimento daquela região.

“A região possui a maior diversidade de plantas e animais do mundo e a depredação causada pela pesca em excesso, represas ou poluição das águas pode acarretar danos irreversíveis”, alertou.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir