Schlumberger inova no pré-sal


A Schlumberger está implantando no Brasil a primeira ferramenta de perfuração para poços horizontais que pode ler os limites do reservatório em tempo real. O equipamento tem um alcance de até 100 pés de profundidade e poderá ser aplicado no primeiro poço horizontal do pré-sal, previsto para 2012, no campo de Lula.

Ao contrário das ferramentas de perfuração convencionais, a nova tecnologia permite o posicionamento do poço horizontal a partir de informações captadas de dentro do reservatório. “Quanto mais fino for o reservatório mais difícil será se manter dentro dele durante toda a perfuração”, explicou a presidente da Schlumberger, Ana Zambelli.

As informações do reservatório são lidas através de receptores e emissores distribuídos ao longo da ferramenta. O maior benefício é a possibilidade de aumentar a recuperação do reservatório. “Quanto mais tempo o poço fica no reservatório, maior a é produtividade do poço” argumentou Zambelli, que não descartou o uso no pré-sal.

Zambelli participou hoje (26/05) de almoço-palestra na Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), sobre o tema "Desenvolvendo tecnologias para os desafios da indústria de Óleo e Gás no Brasil - da perspectiva companhia de serviços".

Fonte: Energia Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates
Subir