A produção de óleo cru dos países-membros da Opep aumentou em 550 mil barris/ dia, para 30,6 milhões b/d, em novembro, em relação ao mês anterior, segundo pesquisa da Platts. A alta foi puxada pelos volumes da Líbia, Arábia Saudita, Nigéria e Angola.
A produção da Líbia cresceu numa base mensal de 200 mil barris/dia para 550 mil barris/ dia, chegando a produção total de 840 mil barris/dia em novembro. A produção da Angola totalizou 1,8 milhão de barris/ dia, aumento de 100 mil em relação a outubro. Já os volumes da Nigéria cresceram numa sequência de 100 mil barris/ dia a cada mês. A Arábia Saudita, por sua vez, produziu 9,7 milhões de barris/ dia em novembro, 100 mil b/d a mais que em outubro. No Iraque e no Kuwait, o volume total de crescimento chegou aos 570 mil barris/ dia.
O encontro da organização em Viena nesta quarta-feira (14/12) ainda não tem um direcionamento sobre corte ou manutenção dos níveis de produção. No encontro de junho, a organização permitiu que seus países membros decidissem individualmente estes níveis. Na nota da Opep de novembro sobre o mercado de óleo, a organização estimou que a produção de 2012 será de 30,04 milhões de barris/ dia. O boletim de dezembro será divulgado nesta terça-feira (13/12), um dia antes da reunião.
Fonte: Energia Hoje
0 comentários:
Postar um comentário