Conteúdo Local: Empresas buscam certificação
QUALIFICAÇÂO A parcela de participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços para um determinado empreendimento é denominada de conteúdo local. Quando uma plataforma, navio ou outro projeto possui um alto índice de conteúdo local significa que os bens e serviços utilizados em sua construção são, em grande parte, de origem nacional, e não importados. Para atender essa demanda do setor petrolífero, a Petrobras e outras grandes companhias vêm buscando profissionais qualificados que possam colaborar com essa exigência.
CLÁUSULA Segundo a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), os Contratos de Concessão para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, firmados com as empresas vencedoras nas Rodadas de Licitações, incluem a Cláusula de Conteúdo Local, que incide sobre as fases de exploração e desenvolvimento da produção. Em nota, a ANP, diz que o dispositivo contratual tem o objetivo de incrementar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas, nos projetos de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural.
EMPREGOS O resultado esperado da aplicação da cláusula é o impulso ao desenvolvimento tecnológico, a capacitação de recursos humanos e a geração de emprego e renda neste segmento. De acordo com a gerente operacional de contratos de conteúdo local da ABS Group Services, Thereza Moreira, quando a empresa conhece o processo de certificação, o trabalho da certificadora flui com mais facilidade, pois a companhia entende a necessidade de fornecer a documentação. A política de conteúdo local para o setor de petróleo e gás brasileiro é definida pelo Ministério de Minas e Energia.
FUTURO A Petrobras lançou, no fim do ano passado, o portal Profissões de Futuro, do projeto homônimo que tem por objetivo revelar a estudantes de todo o País as oportunidades de carreira de nível técnico, oferecidas pelo setor de petróleo e gás. Até 2015, devem surgir mais de 50 mil vagas por ano para técnicos na indústria de petróleo, gás e energia e também no segmento naval – indústria naval e estaleiros. No portal, os interessados vão encontrar informações sobre o que é cada profissão, as áreas de atuação, os cursos das instituições parceiras e notícias atualizadas relacionadas às carreiras.
CURSO Será realizado, no dia 17 de janeiro, no CTNN, o primeiro Workshop Conteúdo Local de 2012. O treinamento visa capacitar os fornecedores na compreensão da metodologia de cálculo e certificação de conteúdo local atendendo a Resolução ANP n° 36 de 13.11.2007.
Fonte: NN Notícias
1 comentários:
Infelizmente as empresas só se deram conta dessa importâcia depois das multas da ANP.
Postar um comentário