Profissionais das áreas marítima, de suprimentos e qualidade em Segurança, Meio-Ambiente e Saúde (SMS) estarão entre os mais procurados pela indústria de petróleo e gás este ano, de acordo com o gerente da Divisão de Engenharia da empresa de recrutamento especializado Robert Half, Fábio Porto D'Ave.
O consultor explica que, com a chegada de novas embarcações offshore, oficiais de náutica e de operação de máquinas seguirão fortemente requisitados, em função das exigências de nacionalização da tripulação.
Já na área de suprimentos, a parte de compras e logística exigirá profissionais qualificados, a fim de otimizar custos. Em termos de SMS, a tendência é que a procura por especialistas continue crescendo, como vem ocorrendo especialmente desde o incidentes envolvendo a P-36, a plataforma da BP em Macondo, no Golfo do México, e o vazamento no Campo de Frade.
Para D'Ave, os gargalos em recursos humanos para o setor de óleo e gás seguem evidentes em função das especificidades do setor e de um certo conservadorismo das empresas na hora de fazer as contratações, dando poucas chances a profissionais com pouca ou nenhuma experiência na área. “É preciso flexibilizar e aceitar o ingresso de pessoas com background nos setores automobilístico, siderurgia e mineração”, observa.
Fonte: Energia Hoje
1 comentários:
Visitem www.rhpetroleo.com.br !
Postar um comentário