Começou a ser construída no Estaleiro Rio Grande, no sul do país, a nova plataforma da Petrobras - P-55. Na última semana, foram realizadas as últimas pesagens e o começo do içamento da parte superior da plataforma. Segundo a Petrobras, a operação de unificação do casco com a parte superior (mating), deve ser concluída até a próxima sexta-feira (6).
No entanto, para integrar as duas partes da plataforma será necessário erguer o deckbox (parte que fica sobre o casco) a uma altura de 42 metros. A P-55 vai precisar de seis rebocadores que devem auxiliar no deslocamento das 17 mil toneladas para o dique seco (piscina gigante onde embarcações são consertadas e construídas) localizado no polo naval.
A nova plataforma está avaliada em US$ 1,7 bilhão e deve ser totalmente finalizada no primeiro trimestre de 2013. Depois de concluída, a P-55 será levada para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde deverá extrair 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás. Em nota, a Petrobras informou que essa foi a maior operação do gênero já realizada no mundo.
Um dos motivos alegados por fontes ligadas ao setor naval, diz que o atraso na entrega das plataformas foi causado por um “erro na construção dos nós da plataforma”, que fazem o entrelaçamento dos cabos de aço que ligam as duas partes do equipamento de operação.
Desenvolvimento P-55
O módulo que está sendo incorporado ao casco da P-55 foi desenvolvido pela QUIP - empresa formada a partir de um consórcio entre a Iesa Óleo e Gás, UTC Engenharia e a Queiroz Galvão. Esse consórcio também foi responsável pela integração da P-53. O casco da P-55, que foi construído no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, está atracado no cais Sul do Estaleiro Rio Grande desde 16 de janeiro deste ano.
Fonte: NN
0 comentários:
Postar um comentário