A Petrobras anunciou que descobriu um novo reservatório em poço no pré-sal da Bacia de Santos. Os novos dados apontam que a continuação da perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), do prospecto Carcará, localizado no bloco BM-S-8, a uma profundidade de 6.213m, poderá se tornar uma das mais importantes descobertas da Estatal, ao lado de campos como Lula e Guará, todos em Santos.
O poço de Carcará, que ainda se encontra em perfuração, está situado a 232 km do litoral do estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.027 metros, com uma coluna superior a 400 metros de petróleo, contendo excelentes características de porosidade e permeabilidade, sendo considerado pelos petroleiros uma das mais expressivas e significantes descobertas da Estatal no pré-sal brasileiro.
Carcará foi descoberto pela Petrobras, operadora com 66% de participação, em parceria com a Petrogal Brasil, com 14%, e as brasileiras Queiroz Galvão e Barra Energia, ambas com 10% de share no bloco. De acordo com as informações divulgadas, o Consórcio deve prosseguir com as atividades para a avaliação da área, conforme previsto no Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Em comunicado, a Petrobras informou que o território de Carcará continuará com as operações de perfuração, “com o objetivo de se determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas. O petróleo encontrado de boa qualidade, possui cerca de 31º API (American Petroleum Institute)”.
Descoberta em Carcará
A descoberta do poço de Carcará já havia sido divulgada em 20 de março deste ano, mas a continuidade da perfuração surpreendeu a todos pelo gigante volume de óleo encontrado e ainda de ótima qualidade. Este reservatório ainda poderá entrar para a história do pré-sal no Brasil, sendo comparado com grandes descobertas como Lula (ex-Tupi) e Sapinhoá (ex-Guará).
O campo de Lula, também chamado de Tupi, possui aproximadamente 5 bilhões de barris de óleo equivalente. Já o campo de Sapinhoá, conhecido como Guará, tem capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo dia (bpd).
Fonte: NN
0 comentários:
Postar um comentário