O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI-Tec), em Campinas, terá duas grandes empresas da área de inovação e pesquisa que irão se instalar no parque tecnológico.
A primeira é a Petrobras que vai implantar no local um Centro de Tecnologias de Engenharia de Poço, aproveitando a sinergia com setores de pesquisa em petróleo que já ocorre na cidade, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) A unidade de ensino já possui um Centro de Pesquisa em Petróleo.
A outra empresa – não teve o seu nome divulgado – atuará na área de logística reversa, com a reciclagem de eletrônicos.
O empreendimento começará a ser construído em duas semanas, com investimento de R$ 15 milhões avalizado pelo ministério de Ciência e Tecnologia.
De acordo com o diretor do CTI, Victor Mammana, as duas empresas integram um conjunto de outras que têm procurado o centro de pesquisa, visando parcerias para o desenvolvimento de projetos.
O centro de tecnologia vai coinstruir cinco novos edifícios para abrigar até 16 empresas e uma incubadora. O parque tecnológico será voltado para empresas que atuem no campo da tecnologia da informação e comunicações (TIC).
Integração no ensino
A Unicamp está associada a um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos, no qual também fazem parte a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp).
O objetivo da Unicamp é expandir conhecimentos que proporcionem a exploração comercial do petróleo armazenado nas rochas carbonáticas, localizadas na camada pré-sal.
Fonte: NNPetro.
Copyright © Universo do Petróleo. Todos os direitos reservados. Desde 12/06/2010.
0 comentários:
Postar um comentário